segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Drummondianas


No aniversário do poeta resolvi reunir minhas "Drummondianas".

Que ele não se ofenda pela qualidade (falta) de meus versos:


Simplicidade II


Sou afeito às coisas simples
aos amores simples sem mistérios
aos sofreres simples e indolores
e à calma da vida interiorana...
Não me agradam as cidades complexas
da metropolitana solidão vivida às pressas.
Sou afeito ao meu chão de interior
onde o amor nasce simples e cresce lento
e onde até o morrer não faça alarde...
Tudo é assim – simplicidade
na cidade simples em que vivo
a vida besta que Drummond cantava em poesia.

Reinaldo Luciano © Direitos Autorais Reservados



Drummondiana III


Uma casa passa devagar...
Uma janela passa devagar...
Devagar um burro olha!
A vida é besta...
Mas dá um vontade!

Reinaldo Luciano © Direitos Autorais reservados



Drummondiana II

(no centenário do Poeta)

Encontro-me com José
no bar da esquina,
cansado dos filhos e do trabalho.
José no baralho
discutindo futebol com propriedade de técnico...

José operário...
José epilético...
José pé-de-cana!
Um José tão bacana...
O que se deu com José?
E José tagarela sem falar coisa com coisa...
Pede outra cerveja que nem toma...

Tenho pena, José!

E levo pelos braços rua afora
um José que reclama e chora feito menino...
Um José sem destino
que eu nem sei onde mora.

“E agora, José?”
“José, para onde?”

Reinaldo Luciano © Direitos Autorais Reservados



Drummondiana

Tenho a idade da pedra,
de quando medra a civilização...
A pedra lascada, polida...
A pedra lançada.
Rotunda, pontiaguda,
projetada pela funda de Davi
e derrubando Golias...
A mesma pedra
que o poeta deixou em meu caminho.
Eu que contando estrelas não a vi;
tropecei, caí numa pedra irmã.
Fiquei sem amanhã;
cheguei ao céu do eternamente...
E o porteiro, um velho conhecido,
É Pedro - a pedra que me interroga
sobre como vim parar aqui.
Solene, eu respondo ter sido a pedra esquecida,
a perda da vida...
A pedra da vida...
A pedra esquecida no caminho do poeta
No meio do caminho tinha uma pedra”.
Se o poeta a viu, que a tirasse e, talvez
eu ficasse no caminho um pouco mais...

Lá embaixo o corpo descansa
sob uma lápide (outra pedra)...
“Descanse em paz!”

Reinaldo Luciano © Direitos Autorais Reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário